domingo, 7 de agosto de 2011

Ultrassonografia (1953)

O médico Americano Douglas Howry, auxiliado por sua esposa também médica, Dorothy Howry, é considerado um dos pioneiros na utilização da ultrassonografia diagnóstica, tendo sido condecorado pela Sociedade de Radiologia da América do Norte em 1957. Entretanto, nesta época o paciente tinha que ficar submerso e imóvel dentro de uma banheira com água para a realização do exame. Um procedimento nada prático e que produzia imagens de baixa qualidade e resolução.
Na década de 1950, foi desenvolvido o método de ultrassonografia utilizado ainda hoje. A banheira de água foi substituída por uma pequena quantidade de gel, que serve para aumentar e melhorar a superfície de contato entre a pele e o transdutor. O transdutor é o nome dado a qualquer dispositivo que transforme um tipo de energia em outro; como exemplo, podemos citar um alto-falante, que transforma os impulsos elétricos que chegam através dos fios em som, ou seja, energia elétrica em energia sonora.
Na natureza encontramos exemplos de animais que utilizam o ultrassom para se localizar e caçar, como os golfinhos e os morcegos, que não tendo uma visão muito aguçada, substituíram-na pela audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário