Zénobe Théophile Gramme (perto de Liège, 4 de abril de 1826 — Bois-Colombes, França, 20 de janeiro de 1901) foi um engenheiro elétrico belga.
Apesar de ser semi-alfabetizado e não ter conhecimentos avançados de matemática, em 1869, ele inventou a Máquina de Gramme, um dínamo (dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica) capaz de gerar tensão contínua, muito mais elevada do que os dínamos da época. Ao conectar duas destas máquinas em paralelo, sendo que apenas uma era acionada mecanicamente, observouque uma delas passara a rodar e desenvolver torque em seu eixo, ou seja, atuava como motor. Assim, usando uma mesma estrutura construtiva de máquina elétrica, criou uma versão próxima ao atual motor CC. Tinha-se, assim a possibilidade de gerar eletricidade em quantidades adequadas para seu uso industrial.
Em 1873 ele descobriu acidentalmente que o dispositivo era reversível. Quando ligado a uma fonte de corrente contínua, ele girava passando então a funcionar como um motor. A Máquina de Gramme foi o primeiro motor elétrico potente usado com sucesso na indústria.
Antes de sua invenção, os motores elétricos possuíam baixa potência e apenas eram usados como brinquedos ou curiosidades de laboratório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário