Depois da Revolução Industrial do século XVIII, as máquinas foram rapidamente desenvolvidas. A tração a vapor surgira com a finalidade de realizar trabalhos pesados, principalmente o deslocamento de produtos e madeiras. Porém, passaram, gradualmente, a serem empregadas para puxarem arados aplicados ao trabalho agrícola.
No ano de 1904, Benjamin Holt (1849-1920) soluciona o problema devido a fragilidade dos carros utilizados até então que atolavam com facilidade, criando um veículo equipado com esteiras no lugar de rodas. Quase três décadas depois, as rodas de metal foram substituídas por rodas de borracha, com grande aro, o que diminuía o peso do veículo e aumentava a aderência junto ao solo.
O termo trator surgiu em 1906, como forma de substituir o longo termo Traction Engine.
Quando os fabricantes de automóveis começaram a optar pelo motor de combustão interna, eles também estavam de olho no mercado agrícola. Os motores a gasolina deveriam ser ajustados para trabalhos mais pesados e vendidos a fazendeiros.
A primeira versão de tratores com motor a gasolina foi desenvolvida pelo americano John Froelich, que construiu um modelo bem sucedido. A Ford foi a primeira fabricante em série de tratores com motor a gasolina em 1912. Foi o primeiro trator leve produzido em grande escala.
Tratores e implementos modernos são as peça "chave" do agronegócio. O grande desafio dos fabricantes é produzí-los com o custo mais baixo possível para que os concessionários não percam tanto a competitividade de mercado. Da maneira em que estão as coisas com margens muito apertadas e equipes de vendas reduzidas, exige-se malabarismo dos administradores destas empresas para fazerem gestão das mesmas.
ResponderExcluirCom a chegada da quarta revolução industrial a grande meta dos fabricantes é aliar tecnologias, conectividade, grande capacidades de carga e economia, deixando uma sensação ao agricultor de muita eficiência dos produtos e satisfação na relação de compra, a cada dia os agricultores estão mais inseridos neste contexto e exigem que suas compras tenha mais valor agregado e retorno, o nosso grande desafio neste contexto é demonstrar este valor, nossa proatividade no pós vendas e nossa eficiência em resolver problemas quando estes surgirem.
ResponderExcluir