Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ÁGUA NA LUA


Um dos fatores que tornam essa descoberta tão importante será o grande aumento de autonomia que as naves espaciais que partirem da Terra poderão ter. Como se sabe, a maior parte do combustível que essas naves carregam, é gasto para que elas consigam sair do campo de gravidade da Terra, que é muitas vezes maior do que o da Lua. Assim, a existência de água na Lua permitiria o reabastecimento dessas naves em uma Estação Lunar, para que o homem possa atingir outros pontos do universo.
Talvez fosse muito mais barato salvar o ecossistema da Terra, para garantir a sobrevivência da humanidade aqui mesmo. Mas, em sua grande aventura de viver, o homem não resiste aos desafios. Em busca da conquista do universo, talvez a ciência consiga encontrar algum lugar no espaço infinito, onde a perpetuação da nossa espécie possa continuar, quando os nossos semelhantes estiverem consumando a destruição do nosso planeta, tornando impossível a vida na Terra.

Os dados da Lcross mostram que existe mais água do que antes imaginado
Segundo comunicado da NASA, as concentrações exatas de água ainda são incertas, mas com certeza ela está presente na região.
A existência de água na Lua viabiliza a construção e manutenção de uma Estação Lunar, abrindo novas perspectivas para a exploração espacial. A possibilidade de extração do hidrogênio líquido, como combustível para as naves espaciais,e do oxigênio, indispensável à vida do homem fora de nosso planeta, poderá confirmar o que já foi previsto na ficção.
É fascinante que estes dois tipos de gases estejam contidos na água.
Cerca de 90 litros de água sob forma de gelo congelado há bilhões de anos estavam escondidos em cratera lunar.
Depois de percorrer nove milhões de quilômetros em 113 dias, o foguete Centaur se separou do satélite Lcross e se chocou à Lua em alta velocidade na região permanentemente sombreada da cratera Cabeus, perto do pólo sul lunar.
O impacto abriu um buraco entre 18 e 30 metros de largura e encontrou cerca de 90 litros de água congelada. O choque causado pelo Centaur criou uma nuvem de vapor e poeira fina e também revelou a existência de um material mais pesado.
O anúncio feito pela NASA reforça os planos de tornar a lua uma base para viagens a locais mais distantes da Terra.  A descoberta também confirma a fonte das grandes quantidades de hidrogênio observadas nos pólos lunares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário