Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diferenças no DNA


Diferenças no DNA entre raças humanas.

A humanidade ainda está evoluindo biologicamente, e cada um dos grupos étnicos do planeta desenvolveu diferentes tipos de adaptação ao seu ambiente, mas ao contrário do que gostariam os racistas, essas diferenças ultrapassam muito pouco a superfície da pele. Essa é a principal conclusão de um estudo que analisou pequenas variações no DNA de população do mundo todo, em busca de alterações que poderiam ter sido favorecidas pela seleção natural, o principal processo por meio do qual a vida evoluiu.
HapMap teve grande esforço para estudar a diversidade genética humana ao redor do mundo e tentar encontrar novas maneiras de enfrentar doenças. Mais especificamente, Sabeti e companhia estudaram a menor das variações possíveis do genoma: troca de uma única “letra” química de DNA (A, T, C e G).
A mudança parece ínfima quando se considera que o genoma humano completo tem 3 bilhões de pares dessas letras. Mas uma só dessas trocas pode, lá em frente, alterar as proteínas que são produzidas pelas células usando como base o “alfabeto” do DNA. E, com isso, todo o funcionamento do organismo pode ser afetado.

Ondas de Seleção

Para ser mais específico, Sabeti e seus colegas estudaram trocas de letras nas quais havia sinal de seleção natural.
A não ser que os guaranis descendam todos de um único casal, que só possuía o C naquela posição de seu genoma há grandes chances de a seleção natural ter favorecido apenas os portadores daquela variante genética em detrimento dos demais, por algum fator específico do ambiente dos guaranis. Para deixar de lado a hipótese do casal único, os pesquisadores fecharam mais sua busca, concentrando-se apenas em genes que tivessem uma função biológica clara.

Diferenças no DNA entre raças de cães
DNA Responsável

A partir da análise de mais de 3.500 amostras de DNA, os cientistas identificaram 155 regiões do genoma dos cachorros que, potencialmente, seriam responsáveis por traços característicos, como a cor do pelo e o tamanho das patas.
Ao cruzar as informações, eles avaliaram a incidência das combinações genéticas e os efeitos que elas causam sobre as raças.
Embora preliminares, os resultados sugerem que a maioria dos aspectos das raças seriam causados por um gene específico, ou por um pequeno grupo deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário