Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Podcast





As tecnologias envolvidas em relação ao Podcast foram sendo desenvolvidas no começo do ano 200 e o termo Podcast foi usado pela primeira vez em 2004, através do seu principal idealizador, Adam Curry.
O objetivo dele era disponibilizar programas de áudio e deixá-los disponíveis às pessoas em sites na Internet, mais ou menos cm um rádio via internet, mas sem a necessidade de estar conectado no exato horário em que o programa está sendo apresentado, para assim, poder acompanhá-lo.
Através da mesma tecnologia dos já populares arquivos MP3, os arquivos de programas podcasts seriam criados, e posteriormente disponibilizados para as pessoas baixar tais arquivos para seus computadores, em qualquer momento que desejar, podendo escutá-los posteriormente no computador, ou através de seus iPods, dos tocadores de MP3 mais simples, ou através de qualquer outro equipamento que reproduza o formato MP3 ou outro formato com que foi criado o arquivo do programa.
Podcast não é um formato de arquivo específico, ou uma nova e complexa tecnologia, assim como também não é um termo tosco inventado na internet. É sim, um conceito de disseminação de programas através do uso da rede, utilizando outras novas tecnologias, que somadas, culminaram na criação do conceito chamado podcast.

Utilizando um agregador de Podcasts

Um agregador de podcasts tem uma função de acompanhar as mudanças e atualizações dos podcasts, de forma semelhante a uma agenda online – onde várias pessoas colocam compromissos e tarefas e todos podem acompanhar. Quando um novo podcast é inserido na programação, este programa agregador mostra ao usuário que ocorreu a adição de um programa, informando a ele que poderá baixá-lo ou deixar para escutar depois. Atualmente há diversas opções de agregadores: via programas ou através de sites, que fazem o trabalho parecido com os programas, mas em geral, só utilizam a agenda e permitem escutar os podcasts – não salvando o seu conteúdo no próprio site.
No mundo dos podcasts, você encontrará uma série de programas, músicas, artigos, cursos, entrevistas, piadas, programas de rádio, e um novo muno de informações o seu dispor, para você escutar quando quiser, nos mais diversos equipamentos: MP3, DVD, no computador, em telefones celulares com suporte de a MP3, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário