Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

DVD (1994)

DVD (Digital Video Disc) é uma mídia de armazenamento de dados bastante utilizada na atualidade, que veio para substituir o CD-ROM e o VHS ao mesmo tempo. Para se ter uma ideia, um disco de DVD possui um tamanho semelhante ao de um CD, porém apresenta uma capacidade 5 a 10 vezes maior. Em relação ao VHS, nem se fala: possui uma qualidade de imagem infinitamente superior.
A história do DVD se inicia nos primeiros anos da década de 90, mais precisamente em 1994, ano em que surgem duas propostas diferentes para o desenvolvimento de um disco de alta capacidade e qualidade. Uma das propostas era o Multi Media Compact Disc (MMCD), projeto desenvolvido pelas empresas Sony e Philips. A outra ideia era o Super Density Disc (SD), desenvolvido pela Toshiba, Warner Home Entertainment, entre outras empresas.
Embora os dois projetos fossem bastante parecidos, não eram compatíveis entre si. A briga pela escolha do padrão utilizado significava enormes lucros para o grupo de empresas vencedoras, afinal, o mundo do cinema esperava ansiosamente pelo lançamento do sucessor do VHS.
Depois de muita disputa, as empresas Sony e Philips resolveram ceder e aceitar o projeto do Super Density Disc, da Toshiba, porém com algumas modificações. Uma delas era a implantação da tecnologia push-pull, a qual permitia a passagem de uma cena para outra rapidamente, algo semelhante à troca de faixas de um CD. A outra condição era a adoção do sistema Philips EFM Plus. É em razão disso que os DVDs possuem 4,7GB, ao invés de 5GB, que era a capacidade original, uma vez que tal sistema era um pouco inferior.
Em 1996, foi lançado nos Estados Unidos o primeiro filme em DVD: Twister. No Brasil, em razão da forte desvalorização do real em 1999, o DVD só começou a se popularizar bem depois, a partir de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário