Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Spintrônica


  Também conhecida como magnetoelectrônica, é uma tecnologia emergente que explora a propensão quântica dos elétrons de girar, assim como fazer uso do estado de suas cargas. O spin por si só é manifestado como um estado de energia magnético fracamente detectável.
O uso convencional do estado eletrônico em semicondutores possui razões puramente binárias, onde o estado ou fluxo do elétron representa apenas 0 ou 1, e a faixa de oito bits pode representar um número entre 0 e 255, mas apenas um número de cada vez.
Não é novidade para nenhum observador do mercado de chips que está cada dia mais difícil acompanhar a chamada lei de Moore, que há 30 anos sentenciou que o número de transistores em um processador dobraria a cada 18 meses. A cada nova geração de chips, os fabricantes desafiam as leis da Física.
Está cada vez mais difícil avançar no aumento de poder de processamento e na miniaturização dos componentes, driblando problemas de aquecimento e consumo de energia. Uma das áreas que podem trazer respostas a esses desafios é a chamada spintrônica, ciência que vem sendo desbravada por pesquisadores de todo mundo, inclusive do Brasil.

Aplicações

Graças à spintrônica foi possível reduzir, por exemplo, o tamanho dos discos rígidos, porém aumentando a capacidade de armazenamento.
A spintrônica também está presente nas novas memórias de computador, chamadas de memória RAM. O propósito desta nova memória é armazenar dados que seriam perdidos caso o computador fosse desligado.
Pesquisadores acreditam que além do armazenamento de dados, a spintrônica pode ser aplicada aos semicondutores, criação de processadores para computadores quânticos, entre outros.
Existem diversas aplicações, mas o ponto forte é a utilização do entrelaçamento quântico que existe entre os elétrons assim sendo possível transmitir uma informação apenas com o gasto de energia de produzir o primeiro pulso, pois a partir deste pulso toda a cadeia ligada a este elétron ira responder da mesma forma mudando a orientação do seu spin e não gastando energia a mais para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário