Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Energia limpa


        O nome já traduz o que seria esta forma de energia, ela não polui e meio ambiente.
Em se tratando de energia necessária para a movimentação de veículos, a energia limpa aparece como sendo aquela que não emite gás carbônico na atmosfera. O gás natural é um exemplo de combustível de energia limpa, ele não colabora com o efeito estufa. Os biocombustíveis também entram na lista dos geradores de energia limpa.
Até a energia nuclear pode ser considerada energia limpa, apesar dos rejeitos perigosos. Segundo especialistas, os rejeitos permanecem radioativos por séculos, mas o lixo atômico não permite poluentes na atmosfera, ou seja, se devidamente descartados não oferecem riscos nenhum ao meio ambiente.
A energia limpa pode ser classificada como energia renovável, porque é produzida com o uso de recursos renováveis Em contrapartida existem as fontes não renováveis, como o petróleo, que mais cedo ou mais tarde ficará extinto. Este acontecimento seria visto como um bem para a nação, uma vez que os mais perigosos poluentes provêm da queima de combustível oriundo de fonte não renovável.
O carvão mineral também é um exemplo de fonte de energia não renovável, considerando a matéria-prima necessária para sua obtenção como objeto de exploração. Se milhares de árvores são cortadas diariamente, o plantio de novas para tornar o processo renovável é praticamente inútil.
Tipos de energia limpa existentes
  Solar
A energia luminosa do sol transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer a água. Maiores produtores Japão e Estados Unidos.
PRÓS: Fonte inesgotável, equipamentos de baixa manutenção e abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.
CONTRAS: Produção interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.

 Eólica
O vento gira as pás de um gigantesco catavento, que aciona o gerador, produzindo corrente elétrica. Maiores produtores Alemanha, Espanha e Estados Unidos.
PRÓS: Fonte inesgotável, e abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.
CONTRAS: Poluição visual e às vezes, sonora e morte de pássaros.
  Das marés
As águas do mar movimentam uma turbina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploração comercial. Maiores produtores França, Inglaterra e Japão.
PRÓS: Fonte de energia abundante capas de abastecer milhares de cidades costeiras.
CONTRAS: A diferença de nível das marés ao longo do dia deve se de ao menos 5 m, produção irregular devido ao ciclo da maré, que dura 12h30m.

  Biogás
Transformação de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria- prima é fornecida por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo.
PRÓS: Substitui diretamente o petróleo, dá um fim ecológico ao lixo orgânico, gera fertilizante, os produtores rurais podem produzir e até vender o gás, em vez de parar por ele.
CONTRA: O gás é difícil de ser armazenado.
  
  Biocombustíveis
Geração de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas e cascas, galhos e folhas de árvores, que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais.
PRÓS: Substitui diretamente o petróleo, os vegetais usados na fabricação absorvem CO2 em sua fase de crescimento.
CONTRA: Produção da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário