Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vacina contra a AIDS


   Pesquisadores descobriram um filamento do HIV chamado em inglês de V3 loop. Os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico que atacam esse filamento conseguem oferecer proteção contra vários subtipos do vírus.
Segundo os cientistas do Instituto do câncer Dana-Farber esse filamento é considerado um pré-requisito para qualquer vacina contra a AIDS, uma vez que os vírus passam por mutações muito rapidamente.
Para chegar ao resultado os cientistas fizeram um preparado de milhões de anticorpos idênticos, retirados de um ser humano positivo para um clado específico do HIV. Após isso, injetaram os anticorpos em macacos expostos a um clado diferente do vírus. O grande diferencial é que mesmo os anticorpos da porção do V3 loop dos vírus protegeriam os macacos de infecção.

Tipos de vacinas

- Vacinas inativadas de vírus inteiro: O princípio ativo dessas vacinas é um vírus ou bactéria intacto, mas que foi morto ou inativo, tornando-se incapaz de infectar seres humanos.
-Vacinas vivas atenuadas: usam uma forma do patógeno visado que dificilmente será nociva.
-  Vacinas de subunidades: as vacinas dessa variedade são compostas de pedaços purificados do patógeno que geram uma resposta imune com forte efeito protetor.
- Candidatas a vacina de DNA: essas candidatas a vacina também são projetadas para ensinar o sistema imune a reconhecer um pedaço da bactéria ou vírus alvo.
- Candidatas a vacina de vetor recombinante: essas candidatas, assim como as vacinas de DNA, introduzem no organismo genes para os antígenos visados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário