Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Elevador espacial


Um elevador espacial é um conceito que promete permitir o lançamento de naves espaciais em órbita sem o uso de um veículo de lançamento. Em teoria, é uma estrutura que pode transportar objetos da superfície terrestre para cima e para o espaço. Embora várias propostas de elevadores tiverem sido apresentados, todas elas envolvem uma viagem verticalmente ao longo de um cabo fixo ou fita feita de materiais super-resistentes, sob uma propulsão diferente da utilizada por um foguete.
A física nos diz que essa estrutura deve se estender a partir de um ponto sobre o equador até, e muito além, da órbita geoestacionária. No final do cabo ou fita, deve haver uma massa de contra-força para contrapor a tensão suficiente através da aceleração centrífuga, devido à rotação da Terra. Alturas de até 65.000 km foram sugeridas. O elevador espacial tem sido proposta como um mecanismo de lançamento de satélites geoestacionários e viagens espaciais fora da Terra.
Do ponto de vista da Física parece simples, nenhuma das leis básicas da mecânica parecem ter sido violadas. E esse conceito parece ser um grande motivador para o pensamento inovador, principalmente em universidades e entre os cientistas.
Além disso, existe a interação com os satélites orbitais de vôo livre e detritos. Uma vez que o elevador vai passar por praticamente todas as altitudes dos satélites que circulam pela Terra e ativos objetos espaciais residentes, há uma probabilidade de 100% que o elevador vai experimentar colisões ao longo da sua vida, a velocidade de impacto será tão alta quanto 8 km/seg.
Existem grandes problemas em relação à segurança do pessoal e da propriedade. Por exemplo, se o cabo estava próximo de tirar a altitude geoestacionária, haveria 35.000 km de cabo de queda e, possivelmente, envolvendo-se em torno do equador.
O elevador espacial é certamente uma ideia interessante, mas ainda tem um  nível de disponibilidade de tecnologia que é quase zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário