Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bomba de calor


Bombas de calor ou bombas térmicas são mecanismos que transferem temperatura por meio de um ciclo termodinâmico, sendo utilizadas principalmente para aquecimento.
Uma bomba de calor tradicional, como todos os equipamentos, tem uma vida útil, entre cinco a dez anos, eventualmente um pouco mais.
Agora pesquisadores noruegueses desenvolveram uma bomba de calor que, segundo eles, pode durar virtualmente para sempre, eles calculam uma vida de 10.000 anos.

Microbomba eterna

O segredo dessa imortalidade está na miniaturização e na eliminação de partes móveis.
A nova bomba de calor consiste de inúmeras bombas de calor em miniatura, cada uma medindo não mais do que um milímetro cúbico.
Para aquecer uma casa será necessário usar vários milhares delas. Mas isto não é problema, porque sua estrutura permite que elas sejam fabricadas exatamente assim, aos milhares.
E, mais do que isso, a estrutura inteira pode ter qualquer formato, ajustando-se à aplicação.

Ligas termoelétricas

Para eliminar as partes móveis, usam-se ligas termoelétricas, eliminando compressores, tubulações e, sobretudo, gases de refrigeração, geralmente não muito amigáveis ambientalmente.
Em seu lugar, a eletricidade é convertida diretamente em diferencial de temperatura, podendo ser utilizado, por exemplo, para aquecer residências.
As microbombas de calor podem ser montadas em planos e colocados sob o piso- assim o calor fluirá do piso ao teto, aquecendo a casa por inteiro e de forma mais homogênea.
E, à parte algum acidente que destrua o material, a bomba de calor poderá ser encontrada pelos arqueólogos do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário