Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Inflamações


                Cprresponde a um conjunto de fenômenos bioquímicos, morfológicos e fisiológicos, sucessivos, ativos e complexos, pelos quais se exterioriza a reação vascular e tissular dos tecidos vivos a qualquer agressão.
A inflamação é uma reação do organismo frente a uma infecção ou lesão dos tecidos. Num processo inflamatório a região afetada fica avermelhada e quente, isto ocorre devido a um aumento do fluxo do sangue. Ocorre ainda inchaço e hipersensibilidade como resultado da inflamação de líquido nos tecidos locais, aumentando, assim, a tensão da pele.
Ocorrência
Uma das respostas mais comuns dos organismos vertebrados às agressões.
Objetivos
Dominar, minimizar, enclausurar, neutralizar, destruir e eliminar a causa da agressão e induzir a reparação.
Resposta Benéfica
Se não existisse o processo inflamatório, os microorganismos estariam livres para penetrar nas mucosas e feridas, proliferar, disseminar e finalmente comprometer de tal forma o organismo hospedeiro que fatalmente o mataria. Além disso, se não existisse a inflamação, não existiria cicatrização de feridas nem reposição, que ao primeiro defeito estaria condenada.
Resposta Maléfica
Existem ocasiões em que o processo inflamatório pode interferir seriamente na função do órgão acometido, podendo até mesmo levar a uma condição mais ameaçadora que a agressão inicial que o determinou. Nesses casos, ocorre a perda do controle homeostático na resposta, assumindo a inflamação um papel destrutivo, maléfico ao organismo. Exemplos
·         Cirrose hepática;
·         Artrites reumatóides;
·         Ceratites;
·         Choque anafilático (hipersensibilidade à penicilina);
·         Granuloma contra o ovo Schistosoma mansoni.
Causas
Tudo que possa agredir o organismo pode ser considerado como eventual agente etiológico da inflamação, vez que esta é uma resposta orgânica à qualquer agressão.
- Endógenas: As derivadas de degenerações ou necroses tissulares e as derivadas de alterações na resposta imunológica.
-  Exógenas:
·         Agentes físicos: calor e frio, eletricidade, radiações, sons e ultra-sons, magnetismo, gravidade, traumas mecânicos e atritos.
·         Agentes químicos:
Orgânicos: exo endotoxinas bacterianas, micotoxinas, venenos vegetais e animais.
Inorgânicos: cáusticos, metais pesados, ácidos e álcalis fortes.
·         Agentes biológicos:
Infecciosos: vírus, bactérias, micoplasmas, fungos e protozoários.
Parasitários: helmintos e artrópodes.


Assim, um agente pouco patogênico, em contato único e ligeiro com um tecido saudável pode determinar tão somente uma agressão leve com reação inflamatória de curta duração e de pequena intensidade. Por outro lado, um agente muito resistente e patogênico, em contatos repetidos e persistentes, mesmo em tecidos saudáveis, irá determinar uma agressão mais grave com reação inflamatória de longa duração e de maior intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário