Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Micróbios


   São bactérias que possuem metabolismo, conhecida como a menor entidade viva.
Dividem-se basicamente em seres autótrofos e heterótrofos. Os autótrofos produzem seu próprio alimento, através da fotossíntese ou quimiosíntese. Os heterótrofos se alimentam dos outros micróbios, sejam heterótrofos ou autótrofos.
 Eles se encontram em todo o domínio da biosfera, desde as profundezas dos oceanos, até a alta atmosfera, e até a alta atmosfera, e até dentro de nós, em simbiose nos intestinos, nos ajudando a digerir a comida. Numa simbiose mais antiga, os micróbios geraram as primeiras células eucariotas, responsáveis pelo desenvolvimento de seres pluricelulares.
Durante o desenvolvimento da vida na Terra os micróbios foram os principais fatores, pois a vida na Terra já dura 3 bilhões e meio de anos, e desse total, durante 3 bilhões só existiam seres unicelulares, ou seja, micróbios. A humanidade pode sumir, mas muito provavelmente eles ficarão.
Até o século XVI os cientistas pensavam que os seres menores tinham origem em matéria morta ou apodrecida.
As formas de vida que “apareciam espontaneamente” eram devidas à contaminação através dos micróbios que existiam no ambiente e que, por serem de tamanho muito reduzido, não eram visíveis antes da descoberta do microscópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário