Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Construtor de osso(2002)


A osteoporose, que causa a perda de massa óssea, é um pesadelo que assombra principalmente as mulheres que já passaram pela menopausa. Há 200 milhões de doentes no mundo, 10 milhões deles só no Brasil. Em geral, a osteoporose só é descoberta depois de uma fratura, quando pode ser tarde demais. Vários centros de pesquisa estão empenhados no desenvolvimento de drogas capazes de deter a degeneração. Os avanços têm sido promissores. Em apenas uma década, surgiram três classes d medicamentos contra o mal. O remédio mais moderno chama-se Fórteo. No Brasil, seu lançamento ocorreu em 2002.
O arsenal disponível para o tratamento da osteoporose inibe a perda da massa óssea. O Fórteo vai além, é a primeira droga a estimular a formação dos ossos, e o faz numa velocidade superior ao ritmo com que a doença corre o esqueleto. O grande mérito é de uma versão sintática do hormônio PTH 1-34, principal composto do remédio. A substância aumenta a atividade das células construtoras. Um dos caminhos mais eficazes para o tratamento da osteoporose pode estar na combinação da nova droga com as antigas.
Durante 21 meses, foram acompanhadas 1.637 mulheres na pós-menopausa, vítimas de pelo menos uma fratura causada pela osteoporose. Ao final dor trabalhos, constatou-se que o fortalecimento da massa óssea havia sido na média de 4%. Os ossos mais beneficiados foram os da coluna e do quadril, com o remédio, eles se tornaram 13% e 6% mais densos, respectivamente. Parece pouco, mas é o suficiente para reverter o processo da doença. O único inconveniente do Fórteo é a sua forma de administração: o paciente precisa tomar uma injeção todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário