Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Grande Colisor de Hádrons (2008)

O Grande Colisor de Hádrons ou LHC é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons quanto de núcleos de chumbo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 m abaixo do nível do solo.
O LHC entrou em funcionamento em 10 de setembro de 2008.
A primeira colisão entre prótons ocorreu em 30 de março de 2010.
Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons, e não entre pósitrons e elétrons, entre prótons e antiprótons ou entre elétrons e prótons. O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem sete TeV (assim a energia total de colisão será de 14 TeV) e depois fará com que eles se colidam em quatro pontos distintos. Com esta energia a luminosidade espera-se observar o bóson de Higgs e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.
Sua construção e entrada em funcionamento foram alvo de um filme da BBC sobre um possível fim do mundo, e têm gerado uma enorme polêmica na Europa.

Constituição

   Possui um túnel de 100 m ao menos embaixo da terra no fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados ao anel de colisão que tem cerca de 8,6 km de diâmetro.
Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de freqüência de rádio. Exatamente 1232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e quinze metros de comprimento agirão sobre as transferências de energia dentro do LHC.


Objetivos

       Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs. Caso a teoria dos campos de Higgs estiver correta, ela será descoberta delo LHC. Procura-se também a existência da supersimetria. Experiências que investigam a massa e a fraqueza da gravidade será um equipamento toroidal do LHC e do Solenoide de Múon Compacto (CMS). Elas irão envolver aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autônomos.
Dos extremos
  A maior máquina do mundo;
- O mais frio;
- O circuito mais rápido do mundo;
  -O espaço mais vazio do sistema solar;
  - Os pontos mais quentes da galáxia no anel mais frio do universo;
  -O mais potente supercondutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário