Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Telesópio de Raio X (1978)

A descoberta da radiação x é atribuída ao físico alemão Wilhem Conrad Rontgen. Em 1895, utilizando tubos de descarga, ele observou que a aceleração de elétrons por altas tensões nestes tubos provocava o aparecimento de uma radiação de alta intensidade energética até então desconhecida. Rontgen também descobriu o uso médico desta radiação, quando viu pela primeira vez a imagem da mão de sua esposa numa placa fotográfica, formada devido à passagem dos raios x por ela. Foi a primeira radiografia da parte de um corpo humano.

A astronomia de raios x é relativamente nova, principalmente por necessitar de satélites espaciais para sua detecção. As primeiras observações foram feitas nos anos 1950. Os primeiros instrumentos eram detectores simples, levados ao espaço por foguetes sendo lançados por pára-quedas em direção à Terra. Os primeiros resultados apresentaram a radiação x proveniente do Sol.

Em 1962 foi lançado um detector para observar a radiação x refletida pela Lua. Foram detectados picos de raios x, mas também foi descoberta uma radiação muito intensa, proveniente de uma fonte localizada na direção da constelação do Escorpião. Esta fonte ficou conhecida como Sco X-1.

A partir de 1970, vários satélites foram lançados e a astronomia de raios x experimentou um grande progresso e trouxe inúmeras contribuições para o entendimento de fontes que emitem esta radiação associada a altas energias. Estas fontes compreendem estrelas de nêutrons, sistemas binários com emissão de raios x, buracos negros estelares, núcleos ativos de galáxias e outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário