Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Modem para PC (1981)

O modem é o periférico utilizado para transferir informações entre vários computadores via um suporte de transmissão telegráfico (linhas telefónicas, por exemplo). Os computadores funcionam de maneira numérica, utilizam a codificação binária (uma série de 0 e 1), mas as linhas telefónicas são analógicas. Os sinais numéricos passam de um valor a outro, não há meio termo, é “tudo ou nada” (um ou zero). Os sinais analógicos em contrapartida não evoluem “passo a passo”, evoluem continuamente.

Um computador funciona como um piano, um modem como um violino. O modem converte em analógica a informação binária que provém do computador, a fim de modulá-lo pela linha telefónica. Podem ouvir-se barulhos estranhos se aumentar o som que provém do modem.

Assim, o modem modula as informações numéricas em ondas analógicas. Em sentido oposto, desmodula os dados analógicos para convertê-los em numéricos. A palavra “modem” é assim um acrónimo para “Modulador/Demodulador”.

A velocidade de transmissão do modem é exprimida geralmente em bauds, em homenagem a Emile Baudot (11 de Setembro de 1845 - 28 de Março de 1903), um famoso engenheiro francês que trabalhou em telecomunicações. Esta unidade de velocidade de transmissão de informação caracteriza a frequência (dado) de modulação, ou seja o número de mudança de estados que o modem impõe ao sinal por segundo. Assim, o débito em bauds não é completamente igual ao débito em bits por segundos, porque mais de uma mudança de estado do sinal pode ser necessária para codificar uma bit.


Nenhum comentário:

Postar um comentário