Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Genoma Escuro


Pesquisadores espanhóis identificaram uma substância denominada “enoxacina”, conhecida por suas qualidades de agente antibacteriano de amplo espectro, inibe o crescimento dos tumores cancerígenos. O estudo destaca que os pesquisadores conseguiram identificar uma substância que inibe o crescimento do câncer mediante a ativação do chamado “genoma escuro”.
Estudos recentes demonstraram que cada vez está mais claro que este tipo de DNA, antes conhecido como DNA lixo, tem um importante papel no desenvolvimento dos tumores malignos.
Por esta razão o efeito observado com a enoxacina é uma boa notícia: o fármaco comumente utilizado em compostos antibacterianos, conseguiu mais microARN tanto em células tumorais no laboratório como em tumores humanos inseridos em ratos.
Os pesquisadores demonstraram que a pequena molécula enoxacina se une à proteína que constrói o microARN e estimula sua atividade inibidora do crescimento do tumor.
Esta descoberta poderia finalmente supor, ainda que de forma hipotética, uma via para a tão buscada prevenção do câncer. Resulta que em muitos tumores há um defeito na produção do microARN.
Os pesquisadores destacam que a enoxacina tem uma vantagem adicional em relação a outros candidatos, por seu uso já ser aprovado como tratamento antibiótico para algumas infecções, já que seu metabolismo em humanos é conhecido.
Sem dúvida, esta descoberta acende uma luz de esperança para toda a humanidade, já que não sabemos em que medida, hoje ou amanhã, um de nós ou de nossos familiares e amigos possa ter afetado câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário