Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Câmera vê o invisível


Ao contrário dos raios X, as ondas usadas pela nova câmera são não-ionizantes, o maior efeito gerado durante a captação das imagens é um pouco de calor.

Câmera de raios X sem raios X

Pesquisadores da universidade de Missouri, nos Estados Unidos, criaram um tipo de câmera que consegue enxergar o interior de objetos sólidos em tempo real.
Aeroportos de todo o mundo possuem equipamentos que fazem algo similar, assim como nos laboratórios que efetuam análise não destrutiva de materiais.
A nova câmera, contudo, tem uma vantagem imbatível: ela usa uma faixa do espectro eletromagnético que não faz mal à saúde.
Ao contrário dos raios X, as ondas na faixa dos milímetros e micrômetros utilizados pela nova câmera são não-ionizantes, o maior efeito gerado durante a captação das imagens é um pouco de calor.

Inspeção na indústria e no hospital

No futuro próximo, a tecnologia poderá ser customizada para resolver muitas necessidades críticas de inspeção, incluindo detectar defeitos em isolamentos térmicos de espaçonaves, estruturas habitáveis, aviões e estruturas de concreto na construção civil.
A tecnologia é promissora também para a área biomédica, permitindo a geração de imagens de grande profundidade do corpo humano.
Até mesmo para encontrar cupins escondidos dentro de uma casa ou um prédio essa nova câmera poderá ser utilizada.
Câmera de transmissão
A câmera captura imagens em alta velocidade, até 30 quadros por segundo, de fatias internas do material que é colocado à sua frente. O sistema inteiro é portátil, usando apenas um notebook para processamento e apresentação das imagens.
Por enquanto, a câmera opera apenas no modo de transmissão, o que significa que os objetos devem passar entre uma fonte emissora da radiação eletromagnética e um coletor.
Os pesquisadores estão trabalhando agora em uma versão frontal, na qual tanto a fonte quanto o coletor ficarão no mesmo plano, permitindo que a câmera funcione como uma filmadora.
“Mais no futuro, nós planejamos desenvolver uma câmera de grande largura de banda, capaz de gerar imagens 3D em tempo real, ou mesmo imagens holográficas”, afirma uma pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário