Trilha sonora

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Computador químico


Um computador químico, também chamado de computador reação-difusão é um computador convencional com base em uma sopa química semi-sólida, onde dados são representados por variações nas concentrações de substâncias químicas. Os cálculos são realizados pela ocorrência natural de reações químicas. Até o momento ele ainda está em um estágio experimental muito inicial, mas pode ter um grande potencial para a industria de computadores.
Assim como existem computadores baseados em princípios da física, como os quânticos, esse modelo computacional usa leis químico para armazenar e processar dados.

Princípios básicos

As propriedades de onda da reação mostram que elas podem mover as informações da mesma forma como todas as outras ondas. Isso ainda deixa a necessidade de computação, realizada por microchips convencionais usando o código binário e mudar uns e zeros através de um sistema de portas lógicas. 

Computador faz seu primeiro cálculo

Qualquer que seja aparência de sua máquina, contudo, todos os computadores terão o mesmo genótipo: elétrons circulando através de pastilhas de silício.
Mas isso é comum demais para um professor de computação não-convencional, que está tentando construir computadores baseados em reações químicas.
Computador químico
As ondas emitem ondas que se auto-perpetuam, que podem ser usadas para construir portas lógicas e realizar cálculos rudimentares.
Quando as ondas se chocam, elas podem morrer ou mudar de direção, e pode-se interpretar isso como uma computação.
Esta não é uma ideia totalmente nova, mas agora descobriram que os computadores químicos podem resolver alguns problemas em geometria computacional.
Estes novos computadores são coleções de pequenas bolsas químicas chamadas vesículas, que podem produzir e combinar as ondas emitidas pela reação.
Uma tentativa anterior utilizou uma malha hexagonal de vesículas, mas é difícil construir um arranjo regular. Assim, decidiram usar vesículas irregulares em sua computação nada convencional.
O objetivo dos pesquisadores é desenvolver componentes químicos e suas interconexões, formando arquiteturas funcionais capazes de fazer computações.

Computadores implantáveis

É importante ressaltar que, no caso destes computadores químicos, trata-se unicamente de reações entre compostos.
Há pesquisas bastante adiantadas no campo dos computadores biológicos, onde os cálculos são feitos dentro de células ou através de reprogramação de bactérias, sem contar os neurocomputadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário