Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

Calculadora de Bolso (1954)

Objeto de inúmeros aperfeiçoamentos, as calculadoras tornaram-se populares em meados do século XX. São para o homem moderno, do estudante ao profissional, um instrumento de trabalho comum. As calculadoras modernas têm origem na máquina aritmética digital idealizada por Pascal em 1642.
Em fins do século XIX, os pesquisadores conceberam máquinas de calcular cada vez menores e mais fáceis de utilizar. Nas primeiras décadas do século XX, surgiram as máquinas de somar e outros instrumentos de cálculo. Alguns eram comandados por teclas, enquanto outros requeriam um cilindro rotativo para registrar as somas digitadas num teclado. Posteriormente, um motor elétrico passou a acionar o cilindro.
O desenvolvimento de sistemas eletrônicos de processamento de dados, em meados da década de 1950, deixou para trás as calculadoras mecânicas. Os novos dispositivos eletrônicos compactos deram início à era das calculadoras de bolso e de mesa, no fim do século XX. Estas são capazes de executar as funções matemáticas simples, além de operações aritméticas básicas. Podem também armazenar dados e instruções em registros de memória e sua capacidade as aproxima dos computadores menores. Muitas calculadoras sofisticadas podem utilizar módulos pré-programados e reversíveis de software, com mais de cinco mil instruções. Alguns modelos de mesa e de bolso são equipados para imprimir resultados em rolo de papel, e outros podem até registrar rapidamente diagramas e textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário