Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

FOGÃO A GÁS (1802)

                 A preparação dos alimentos sempre foi uma das maiores preocupações da humanidade. A utilização do gás no preparo de alimentos foi introduzida em 1802 por Zächaus Winzler, um fabricante de produtos químicos que possuía em sua cozinha um fogão a gás. O primeiro fogão tinha quatro queimadores e um forno. Entretanto os primeiros fogões foram aparecendo nas demais cozinhas a partir de 1830.
                 Mas alguns dos primeiros fogões a usar este sistema eram bastante perigosos, pois  explodiam com frequência e faziam muito fumo. As chamas repentinamente passavam de azul para vermelho e amarelo, enchendo o compartimento de fumo negro e deixando um resíduo por toda a parte.
                Somente em 1824, que o gás pode ser fornecido em condições bastante estáveis, independente do quanto era consumido, isso se deu com a invenção de Tate, um gasómetro telescópico.
               Mas, somente em 1826 crio-se um modelo com real êxito no mercado. Este foi patenteado por James Sharp, diretor  adjunto da Northampton Gas Company. O fogão, em folha de ferro, era projectado principalmente para assar. O queimador, não arejado, foi colocado na parte inferior do forno. Fixas às paredes interiores, foram colocadas folhas de chapa separadas, para facilitar a limpeza, deixar circular o ar e arrefecer o fogão.
             A descoberta de Robert Bunsen, o bico de Bunsen, em 1885, ao misturar ar com o gás, permitiu usar plenamente as vantagens deste combustível.
            Com o decorrer dos anos foram sendo introduzidos aperfeiçoamentos nos aparelhos. Dois dos mais relevantes foram, o termóstato para forno a gás em 1923 e o fogão esmaltado em 1928.
Um século após o seu aparecimento, já existiam fogões na maioria das habitações tendo sido entretanto resolvidos os problemas de espaço, de limpeza e melhorado a segurança.

3 comentários: