Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

NIKOLA TESLA



Nikola Tesla foi um importante inventor, baseou seus estudos principalmente nas áreas de engenharia mecânica e elétrica. Contribuiu de forma eficaz no campo do eletromagnetismo.

Tesla nasceu em 9 de julho de 1856, na Croácia. Seu pai era padre da igreja ortodoxa. E sua mãe vinha de uma longa linhagem de inventores, ela própria criava ferramentas para facilitar seu trabalho. Uma infeliz curiosidade sobre sua família era que Tesla tinha um irmão mais velho, Dane, este tinha um cavalo branca que causava muita inveja em Nikola. Então, quando tinha cinco anos, por ser impedido de montar devida sua idade, atirou uma semente no cavalo enquanto seu irmão montava, Dane foi atirado para trás e morreu logo após. O sentimento de culpa perseguiu Tesla por toda sua vida.

Em 1880, teve uma ideia em que baseou muitos de seus inventos. Enquanto assistia uma demonstração do dínamo Gramme, que gerava corrente contínua para fazer funcionar um motor, teve a ideia de atingir o mesmo objetivo com uma correte alternada (sentido varia no tempo).

Depois de uma época inativa de Nikola, teve um grande salto mental:

Duas bobinas, posicionadas em ângulo reto e alimentadas com uma corrente alternada com noventa graus de fase entre si poderiam fazer um campo magnético girar, sem a necessidade do comutador utilizado em motores de corrente contínua. Tesla sabia que isto iria funcionar. Construir o aparato em sua mente e fazê-lo funcionar já lhe dava prova suficiente.

Tesla nunca usava diários, cadernos ou coisas semelhantes, ele acreditava que a melhor maneira era transformar ideia em visualizações concretas. Em 1881 trabalha como o engenheiro para a companhia de telefones de Budapeste, Hungria. Desenvolve o princípio do motor de indução, com corrente alternada passando por duas bobinas, para fazer girar um rotor de ferro. Assim, em 1883, Tesla constrói um motor por indução.

Em 1884, trabalhou com Thomas Edison, mas travara uma guerra de correntes, Edison defendendo a corrente contínua, e afirmando que a corrente alternada era apenas um sonho impossível.

Em 1887, patenteia a geração e transmissão da Corrente Alternada e é contratado por J. Westinghouse para construir uma linha de transmissão em Nova York. Posteriormente Westinghouse obtém a aprovação de usar as cataratas do Niágara para produzir eletricidade, usando a corrente alternada. Assim a eletricidade não era mais uma comodidade de poucos, mas tornou-se acessível a todos.
Tesla tornou-se um sucesso imbatível e hoje é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da idade moderna, um homem que "espalhou luz sobre a face da Terra”.  Após mais alguns importantes trabalhos, como criar uma raio artificial usando a terra como condutora (1899-1900), é indicado a ganhar o prêmio Nobel com Edison por seus trabalhos com a eletricidade, mas se recusa pela disputa que existia entre os dois, Em 1917, recebeu a medalha Edison do Instituto Americano de Engenharia Elétrica. E no dia 7 de janeiro de 1943, morre em Nova York, com 86 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário