Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

PILHA SECA (1866)

A pilha é uma fonte de energia portátil que converte energia química em elétrica. A partir de reações de óxido-redução, (mecanismo de transferência de elétrons).

A primeira pilha surgiu em 1800, inventada pelo físico italiano Alexandre Volta. Porém foi somente em 1866 que o francês George Leclanché inventou pilha seca. O nome de “pilha seca” se de ao fato de antes da descoberta de Leclanché as pilhas utilizarem recipientes com soluções aquosas, como a pilha de Daniell.

Seu conteúdo é feito de zinco, o qual age como agente redutor. O zinco também conduz elétrons e é, nesse caso, o terminal negativo da bateria. O terminal positivo é um metal preso a um pedaço de grafite, um bom condutor elétrico, o qual é cercado por uma pasta contendo cloreto de amônia e dióxido de manganês como oxidante. Os elétrons fluem da célula ao aparelho que queremos fazer funcionar, o zinco é oxidado e os íons amônio do cloreto de amônia são reduzidos. Os produtos da reação de oxidação - redução misturam-se na pasta dentro da bateria, tornando impossível a recarga da bateria e a reversão da reação.
Pilha Leclanché

Nenhum comentário:

Postar um comentário