Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

Transmissor de Rádio (1900)


A tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Marconi, no final do século XIX. Juntamente com este feito, a invenção de um aparelho capaz de gerar ondas de rádio (em 1887, por Heinrich Rudolph Hertz), fizeram com que a radiocomunicação desenvolvesse, tornando-se crucial como meio de comunicação.
A radiocomunicação é um meio de comunicação por radiação eletromagnética. O canadense Reginald Fessenden (1866-1932) conseguiu, em 1900, transmitir sua voz sem a utilização de redes com fios. Trabalhando em uma estação de previsão do tempo, Fessenden propagou uma mensagem a respeito das condições do tempo em outra região do Canadá.
Fessenden utilizou-se do aparelho criado por Marconi e Hertz para gerar as ondas eletromagnéticas na frequência do rádio, além de um microfone já inventado. No ano de 1901, Fessenden buscou a patente de seu invento, usando os mesmos princípios hoje utilizados pelas frequências AM.
Posteriormente surgiram as primeiras transmissões radiofônicas através dos oceanos, além do primeiro programa musical. Já no ano de 1907, Forest transmitiu programas musicais experimentalmente para a cidade de Nova York, sendo uma das primeiras transmissões comerciais conhecidas e com catalogada audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário