Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

VASILINA (1872)

            Hoje em dia, produtos milagrosos são extremamente desconfiáveis. Aqueles que dizem: “Achei um remédio que cura tudo” e tentam vendê-lo, os mais espertos sempre especulam, porque será prejuízo certo!

Porém, Robert Chesebrough, um químico e, posteriormente, empresário anglo-americano “descobriu” a vaselina, um resíduo melequento que ficava nas brocas de perfuração do Petróleo. Isso se deu quando Robert tinha 22 anos e ouviu falar da perfuração do primeiro poço de petróleo em Titusville, na Pensilvânia, e decidiu conferir a novidade.

Apesar dessa gosma não ter nenhum valor na época, ela deveria ser retirada periodicamente da broca, e os empregados da indústria do a usavam para ajudar na cicatrização de cortes e queimaduras.  Vendo isso e percebendo a oportunidade, recolheu algumas amostras e as estudou por 10 anos. Ela tornou-se inodora e, de preta, passou a incolor.

Agora vamos ao milagre...

Produto: vaselina

Definição: gosma obtida de brocas de petróleo

Utilidade: pode ser usada como um lubrificante, também é um isolante de umidade útil para condições locais da pele caracterizada pela desidratação dos tecidos, impede a proliferação de bactérias e ainda, apesar de não indicado, é usado como lubrificante sexual. Além disso, tem uso industrial, atua como agente desmoldante para borracha e plásticos, agente antioxidante, antiferruginoso, lubrificante de máquinas ou equipamentos sensíveis, protetivo temporário para máquinas, equipamentos, peças ou produtos de aço carbono, ferramentas etc..

Rapidamente a popularidade do produto, 100% natural, rico em minerais e que continha propriedades incríveis que aceleravam a regeneração da pele, aumentou de tal forma que quase todas as casas na América tinham um pote de VASELINE guardado no armário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário