Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

AS LEIS DE MENDEL- BASE DA GENÉTICA MODERNA (1865)

Ao longo da história o homem tem consciência que características dos pais, eram transmitidas para seus descendentes, e da importância de ter-se um macho e uma fêmea para a proliferação da espécie. Muito obviamente, se um gato cruzar com um ser feminino da mesma espécie, originarão “gatinhos” com características semelhantes e não uma lebre, por exemplo. Johann Gregor Mendel (1822-1884) iniciou seus estudos para entender o processo descrito acima, em 1856, e trabalhou oito anos fazendo experimentos com cruzamento entre ervilhas.

Em seus estudos Mendel observou que alguns caracteres observados na geração parental, se manifestavam nos descendente, segundo regras formuladas matematicamente. Essas regras constituem as Leis de Mendel, e tornaram-me o alicerce da genética moderna.

Em 8 de março de 1865, Mendel apresentou um trabalho à Sociedade de História Natural de Brünn, no qual enunciava as suas leis de hereditariedade, deduzidas das experiências com as ervilhas. Publicado em 1866, com data de 1865, esse trabalho permaneceu praticamente desconhecido do mundo científico até o início do século XX.
Hoje Mendel é tido como uma das figuras mais importantes no mundo científico, sendo considerado o “pai” da Genética

 Mendel em seu "laboratório".

Nenhum comentário:

Postar um comentário