Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

Bomba Atômica (1945)


Bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear, por isso também é denominada de bomba nuclear.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os EUA desembolsam uma quantia exorbitante (2 bilhões de dólares) a fim de desenvolverem um projeto ultra-secreto, denominado Projeto Maanhattan. Este projeto buscava a construção da primeira bomba atômica da história. Como motivação, o grupo tinha o fato de que cientistas fugidos da Alemanha Nazista sabiam que as bases teóricas da bamba eram reais e praticáveis.
    O mesmo aglomerado de cientistas, em 1939, teme que os nazistas estejam a construir uma bomba. Escrevem, então, ao Presidente Franklin D. Roosevelt, alertando sobre os perigos da bomba. Em 1941, Roosevelt autoriza o início das pesquisas nucleares.
Robert Oppenheimer (1904-1967) foi o mentor chefe da liberação de energia a partir do átomo, processo que se desencadearia com a bomba. A reação, que ocorre em nível nuclear, tinha como empecilho a busca por Urânio enriquecido para manter a reação. Enrico Fermi, italiano, foi de crucial importância para a solução deste problema. Juntamente com outros cientistas, Fermi foi o responsável pela primeira reação em cadeia auto-sustentável e controlada.
A primeira explosão nuclear ocorreu no Estado do Novo México, em 16 de julho de 1945. Durante a Segunda Guerra Mundial, duas bombas nucleares foram lançadas, ambas pelos EUA contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. O poder de destruição das bombas foi imenso, causando a morte de quase 200 mil pessoas.
"Meu Deus, o que foi que nós fizemos?" Tal indagação surgiu às 8h 16min 8s do dia 6 de agosto de 1945. Esta foi a reação de um dos tripulantes do avião norte-americano Elona Gay, após presenciar a devastação produzida pela primeira bomba atômica jogada sobre uma cidade povoada.
Os norte-americanos haviam treinado durante meses uma esquadrilha para um ataque. Porém, nos aviões, ninguém sabia o que transportava. A bomba atômica tinha sido mais um episódio desumano na história da Segunda Guerra Mundial.
Depois dos ocorridos na década de 1940, as bombas nucleares já foram usadas em testes nucleares por vários países. Atualmente, as maiores potências mundiais buscam o chamado “poder bélico”, que consiste na aquisição das técnicas de destruição mais eficazes e precisas.
Idealizador da bomba atômica, Einstein, tomando consciência da tragédia proferiu a seguinte frase: “Tudo havia mudado... menos o espírito humano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário