Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

Quimioterapia (1940)


A quimioterapia é um tratamento de pacientes com câncer, que consiste no emprego de substâncias químicas, a fim de destruir células malignas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, soldados eram expostos ao gás mostarda. Autópsias posteriores indicavam que grande quantidade de células brancas do sangue caíra consideravelmente. Fundamentou-se então que o gás mostarda poderia ter um efeito similar sobre o câncer.
Pesquisadores realizaram experiências que constataram a veracidade do fato. Por consequência passaram a procurar outras substâncias que teriam efeitos semelhantes.
Dois grandes nomes dos estudos com fármacos sobre o combate ao câncer são os americanos Alfred Gilman e Louis S. Goodman. Estes cientistas iniciaram suas pesquisas com gás mostarda, que depois foi substituído pelo anticancerígeno original, a mecloretamina, que apresentou dados significativos em curto espaço de tempo.
A dupla tornou-se modelo para estudos posteriores, na busca de produtos menos nocivos a saúde e mais eficientes contra a divisão de células doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário