Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

Cartão de Crédito (1949)


Derivada do latim, a palavra crédito significa acreditar, confiar. Desde os egípcios está palavra é empregada com este significado.
Nos EUA, na década de 1920, os postos de gasolina e hotéis começaram a oferecê-los para os clientes mais fiéis. Eles podiam abastecer o carro ou hospedarem-se sem usar dinheiro ou cheque.
Hoje, cartão de crédito é um sistema de pagamento de contas. Cartão feito de plástico, este fora inventado em 1949. Como lenda a respeito, conta-se que em um jantar de negócios, o anfitrião distribui cartões que deveriam ser creditados posteriormente, com uma fatura integral.
No sistema moderno, os cartões de crédito possuem um emissor que empresta dinheiro ao consumidor. A praticidade do pagamento rápido acaba por gerar dívidas entre os consumidores, que por terem um cartão em mãos, compram deliberadamente, ocasionando juros que aumentam gradativamente, gerando o endividamento permanente dos usuários.
No ano de 1958 surgira o primeiro cartão de crédito liberado a população. O Bank of America foi o precursor do sistema Visa. Por volta de 1960 o cartão foi aceito em mais de 50 países em todos os continentes. No ano de 1966 surge sistema Master Card. O surgimento das empresas foi oportuno, uma vez que se deu pós-guerra, proporcionando um modo dos países afetados pela guerra saírem do recesso de modo lento e gradual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário