Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

Código de Barras (1949)


O código de barras surgiu nos EUA em 1970, a fim de agilizar o processo de pagamento nos estabelecimentos comerciais, reduzindo assim as incômodas filas.
O código de barras é também representado por uma sequência gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras utilizado
O código de barras surgiu ao mero acaso. Um estudante escuta uma conversa entre o reitor de sua universidade e o presidente de uma rede de restaurantes. Este estudante, Bernard Silver (1924-1962), desenvolve então um sistema para a coleta de informações pelas máquinas registradoras de modo ágil, tal qual o desejado pelo presidente da rede alimentícia.
Baseado em música e nos traços do código Morse, Silver e seu amigo Norman Woodland solucionam o problema e no dia 20 de outubro de 1949 fizeram o pedido de patenteamento. Criam um sistema que apresenta linhas negras mais ou menos grossas, que quando atravessado pela luz, tem seu reflexo absorvido por uma máquina, que capta as ondulações geradas. Criaram então, não somente o código de barras, mas também o primeiro leitor eletrônico de dados impressos.
O sistema desenvolvido, porém, tinha problemas na leitura. Na tentativa de se resolver o problema, um novo sistema foi desenvolvido, originando o código de barras com linhas verticais, tais quais conhecemos hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário