Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

Computador (1931)


Depois do surgimento do ábaco na Mesopotâmia a milhares de anos atrás, no ano de 1822, Charles Babbage criara uma máquina capaz de calcular de forma simples funções diversas (trigonometria, logaritmos). Este projeto possuía o nome de Máquina de Diferencial, porém nunca foi construído.
Posteriormente, no ano de 1835, Babbage lançou a teoria de uma nova máquina, a Máquina Analítica, que usava cartões perfurados e possuía precisão de 50 casas decimais.
Depois do desenvolvimento dos computadores mecânicos, componentes eletrônicos foram sendo adicionados aos projetos. Em 1931, Vannevar Bush programou um computador com uma arquitetura binária propriamente dita, usando os bits 0 e 1, (conceito imposto pelo matemático George Boole, considerado o pai da lógica moderna. Boole).
Decorrente da Segunda Guerra Mundial, os computadores assumiram um nível considerável de importância, pois facilitavam a desencriptação de mensagens inimigas, além de auxiliarem na criação de novas. Neste mesmo período, o alemão Konrad Zuse desenvolve o primeiro computador digital eletromecânico controlado por computadores da história.
A computação moderna pode ser definida pelo uso de computadores digitais. A primeira geração de computadores modernos (1946 – 1959) utilizava-se de válvulas eletrônicas de enormes dimensões e quilômetros de fios.
A segunda geração (1959 – 1964) é marcada pela substituição das válvulas eletrônicas por transistores, diminuindo o tamanho dos hardwares. Foi criada a tecnologia de circuitos impressos, reduzindo a quantidade de cabos elétricos utilizados.
Os computadores da terceira geração (1964 – 1970) possuíam circuitos integrados. Aumentou-se assim a agilidade dos computadores, além de diminuírem de preço.
A partir de 1970, a computação viveu sua quarta geração, aperfeiçoando a tecnologia já existente.
Após 1970, surge um gigante da informática. A Apple é líder de marcado até os dias atuais. Bill Gates, mesmo trabalhando à Apple, funda a Microsoft. No começo, Gates plagiou as ideias de outras máquinas já existentes. Utilizando processadores ultrapassados, e inferiores aos desenvolvidos por Steve Jobs, Gates foi obrigado a realizar uma parceria, algum tempo depois, copiou toda a tecnologia gráfica do Macintosh para o seu novo sistema operacional, o Windows. Decorrentes dos acontecidos, em meados dos anos 80, O Machintosh e o Windows se tornaram fortes concorrentes.
Depois da miniaturização dos computadores, hoje se busca velocidade de processamento, mas cada vez mais o sistema de processamento baseado em células de silício está perto de seu fim. Estima-se que até 2020 os processadores como os conhecemos hoje serão substituídos por processadores quânticos (processadores baseados nas propriedades físicas dos átomos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário