Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

FERRO ELÉTRICO (1882)



Qualquer dona de casa sabe que um ferro de passar é um dos instrumentos essenciais. Ele serve para alisar tecidos usando a temperatura.

O processo de evolução desse começou há centenas de anos, dizem que os chineses foram os primeiros a utilizar um instrumento semelhante. Eles usavam como se fosse uma panela com cabos de madeira cheia de brasas. Algo semelhante ao que s etem hoje surgiu somente no século XV ou XVI.

Os ferros, nos seus modelos iniciais, geravam o calor necessário para o alisamento por meio da queima de óleo carvão ou gasolina. Mas, a partir de 1882, quando o americano Henry W. Seely inventou o ferro elétrico.

            A maravilha pesava uns quinze quilos e esquentava depois de muito, muito tempo. Um modelo parecido foi inventado na França no mesmo ano, mas esquentava a partir de um arco de carbono, o que era perigoso demais.

Porém, pelo fato de nem todos terem energia elétrica em suas residências e aqueles que tinham podiam usar somente à noite, esse lançamento não obteve um sucesso imediato, foi até esquecido pelas donas de casa.
Quando a oferta de eletricidade às residências tornou-se indispensável, o ferro elétrico passou a ser usado com mais frequência. Com isso os ferros foram evoluindo, a produção foi atualizando-se e hoje temos os mais diferentes tipos de ferro elétricos.


2 comentários: