Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

EXTINTORES AUTOMÁTICOS DE INCÊNDIO (1874)



Um homem comum leva anos e mais anos para construir seu patrimônio, com muito trabalho consegue construir sua casa suficientemente grande para a família inteira. Porém, num belo domingo à noite, este Senhor e sua família foram jantar fora, e quando voltam se deparam com a mais extrema imagem de suas vidas. Aquela linda casa foi incendiada. E o mais perturbador, peritos definem como causa uma roupa que caiu em cima do fogão a lenha ainda quente.

Há um mecanismo que poderia ter evitado tudo isso, todo esse desastre. Um extintor de incêndio automático.

Esta ideia iniciou-se em 1812, quando o britânico Sir William Congreve patenteou um sistema de aspersão manual, utilizando tubos perfurados ao longo do teto. Quando alguém percebesse um incêndio, uma válvula de fora do prédio poderia ser aberta para enviar a água através das tubulações. Mas querendo ou não, esse sistema ainda era manual, e envolvia  ainda muitos riscos, pois e se ninguém ver o incêndio?

Então em 1874, Henry S. Parmalee de New Haven, Connecticut, criou e instalou o primeiro sistema de irrigação automática de incêndio, usando solda que derreteu em um incêndio para tapar buracos nos canos de água de outra maneira aberta.

            Parmelee inventou o seu sistema de aspersão em resposta a exorbitante taxa de seguro alta. Parmelee patenteou sua ideia e teve grande sucesso com ele nos EUA Parmelee chamou sua invenção de "extintor de incêndio automático".

Pelo fato de ser muito inacessível financeiramente, esse equipamento não fez muito sucesso com o publico geral, então Parmelee voltou seus esforços em educar as companhias de seguros sobre o seu sistema. Ele falou sobre como o sistema de sprinkler reduziria o índice de sinistralidade, poupando dinheiro para as companhias de seguros.

Mais tarde Frederick Grinnell projetou uma mais recente e mais eficaz versão. Ele aumentou a sensibilidade através da remoção do conjunto de todos os fusíveis de contato com a água e, por uma válvula de assento no centro de um flexível diafragma, ele aliviou a fusão de baixa soldada conjunta da cepa de pressão da água. Por este meio a sede da válvula foi forçada contra a válvula pela pressão da água, produzindo uma ação de fechamento automático, de modo que quanto maior a pressão da água, o mais apertado da válvula. O diafragma flexível tem uma função mais e mais importante. Isso causou a válvula e seu assento para se mover para fora ao mesmo tempo até que a solda foi completamente cortada.

Com isso o dispositivo de Parmelee foi retirado do mercado e, por sua vez, o “Sprinkler Grinnell” teve caminho aberto de mercado.

Um comentário: