Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

ESCALA OPTOMÉTRICA DE SNELLEN (1862)

Acuidade visual (AV) é uma característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos. Vários fatores apontam a esta acuidade, em especial, a distância entre os fotorreceptores na retina e também da precisão da refração.

Ela é determinada pela menor imagem retiniana percebida pelo indivíduo. Sua medida é dada pela relação entre o tamanho do menor objeto (optotipo) visualizado e a distância entre observador e objeto. Seu reconhecimento é importante, pois na maior parte das vezes, tal carência pode ser ajustada com tratamento adequado. A acuidade visual pode ser medida através de escalas optótipos.

Uma das escalas mais usadas para a medição da acuidade visual é a escala do dinamarquês Hermnn Snellen, desenvolvida em 1862. Ela consiste em 11 linhas de letras coligadas. As letras têm um tamanho decrescente, dependendo da linha em que estão.

O teste funciona da seguinte maneira: a uma distância de 6 metros, com um dos olhos coberto, a pessoa lê cada linha. Depois faz isso com o outro olho e novamente com os dois abertos.
Há três tipos de escalas. A primeira é a mais tradicional, é composta das letras C, D, E, F, L, N, O, O, T e Z. Além desta há a utilizada para pessoas analfabetas, que se constitui da letra "E" com variação de rotação como "ш", em que se pede à pessoa que indique para que lado a letra está. E ainda ela pode ser feita também com figuras. A última é usada principalmente para crianças.

Como já citado a acuidade visual é medida pela relação entre a distância entre observador e objeto e o tamanho do menor objeto (optotipo) visualizado. Snellen evidenciou a escala 20/20 como sendo uma “visão normal”. Nos casos fora dos Estados Unidos, essa escala seria de 06/06, pois na anterior a distância é medida em pés.







3 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber qual o material de referência biblioráfica utilizado para escrever sobre a tabela de Snellen q você usou. Estou precisando de mais detalhes sobre ela e da bibliografia. Obrigada.
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber qual o material e o tamanho padrão de uma tabela. Obrigada.
    Marcia

    ResponderExcluir