Trilha sonora

domingo, 7 de agosto de 2011

FUSO-HORÁRIO (1878)



Até a metade do século XIX havia uma tremenda confusão quanto o conhecimento das horas. Isso se devia ao fato de que cada comunidade ajustava o seu relógio com hora diferente. Assim passou a haver centenas de diferentes horários em cada região. Por exemplo, só em Chicago havia 100 fusos-horários diferentes.

Porém, quando chegou à época das máquinas a vapor uma grande confusão iniciou-se, pois os horários de trem precisavam ser escritos usando configurações de tempo que coincidissem, ou seja, que todos concordassem. Assim necessitou-se haver os fusos horários.

Foi assim que o senador do Canadá, Lorde Sanford Fleming, em 1878, teve a genial ideia de criar o horário padrão universal, baseado em 24 fusos horários verticais, ao longo dos 360º da esfera terrestre, a partir de um marco zero – ou linha do novo dia – na ilha de Kiritimati, no meio do Oceano Pacífico. Ali começa cada dia, logo também começa cada ano novo. Seu sistema foi adotado mundialmente na Conferência de Meridianos que teve lugar em Washington, durante as três primeiras semanas de Outubro de 1884.

Muitos diriam que isso tornou os dias confusos, mas muito pelo contrário, com o sistema de 24 horas em um dia e 24 fusos horários, todos estavam usando um tempo ajustado muito próximo do seu tempo local, o máximo de diferença que se deu foi de, no máximo, meia hora. Assim, sete horas ainda era manhã, o meio dia ainda era as 12 horas, e as 19 horas ainda era noite.

Com isso Sanford Fleming hoje é conhecido como o Senhor do Tempo, pois a maioria dos países usa este sistema de fuso horário.
Livro publicado por Sanford Fleming

Divisão de fusos horários


Nenhum comentário:

Postar um comentário